sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Programa de Ações:

Este Programa apresenta as linhas de ação baseadas nos princípios
UNIDADE, COMPROMISSO e MOVIMENTO
que fundamentam a existência de nossa chapa. São elas:

• A manutenção dos compromissos coletivos da EDU, fixados por todos nós e
assumidos pela atual gestão, que avançam – põem-se em movimento –, ampliando
a unidade em torno dos objetivos da Faculdade de Educação, e consolidando
uma concepção de formação inicial e continuada pela qual trabalhamos.

• A proposição de algumas idéias como orientadoras de nossa gestão acadêmico-pedagógica, ao longo dos próximos quatro anos, que se desdobram de negociações realizadas coletivamente e amparadas na escuta aos segmentos que fazem a EDU.

• A continuidade do trabalho, implementando-se o que ainda não foi possível
realizar e ampliando-se objetivos e metas, rompe com a marca histórica das
gestões no país – a descontinuidade –, valorizando o que já foi conquistado, e,
sem imobilismo, fazendo com que nossos desejos, sonhos e capacidade de realização se ponham sempre mais à frente.
Esperamos que os segmentos que fazem a Faculdade se reconheçam nessas
proposições e que, por isso mesmo, se integrem no apoio à campanha, para que
sejam visíveis as demandas de alunos, de servidores técnico-administrativos e de
professores, na causa comum de consolidar a EDU como uma das instituições de
reconhecida excelência no contexto da UERJ das faculdades de educação nacionais.

CONCEPÇÕES E FUNDAMENTOS DO PROGRAMA

• Produção coletiva de um projeto político-pedagógico que dialogue com os campos de saberes e de conhecimentos a serviço dos cursos que a Faculdade oferece;

• Atuação da Faculdade de Educação para que a formação acadêmica estreite os
vínculos com as exigências educativas e sociais de um mundo em permanente
mudança;

• Criação de mecanismos para que o conhecimento produzido no campo da educação seja patrimônio de todos, contribuindo para interferir nas práticas pedagógicas dos sistemas de ensino e nas práticas educativas da sociedade fluminense;

• Fortalecimento do campo da pedagogia na perspectiva nacional de um projeto
coletivo que faça frente às demandas educacionais do país, face à expansão da
educação básica para toda a população brasileira.

LINHAS GERAIS DE AÇÃO
Externas
• Fortalecimento do reconhecimento político-acadêmico da Faculdade de Educação da UERJ pela participação em fóruns de diretores e em conselhos de educação/fóruns de representação acadêmico-científica, tanto da esfera governamental quanto da sociedade civil.

• Articulação da EDU com a FEBF, a FFP e o IAP/UERJ.

• Dar continuidade às relações com os institutos básicos de modo a manter e
estimular uma reflexão permanente sobre as concepções e modelos de formação de professores e o papel da EDU nesse movimento.

• Ampliar divulgação dos cursos da EDU junto à rede de ensino secundária, pública e privada, como forma de esclarecer,  atrair e valorizar a escolha pela docência.

Internas

• Ampliação/fortalecimento do reconhecimento político-acadêmico da Faculdade de Educação no âmbito da Universidade, em associação com as demais unidades de outros campi, em especial com aquelas que desenvolvem a formação de professores.

• Defesa, nas instâncias deliberativas da Universidade, do projeto político pedagógico da  EDU e da  necessidade de  concursos, visando  à  superação dos déficits estruturais historicamente mantidos – agravados pela ampliação da carga horária dos cursos, em cumprimento às diretrizes curriculares da pedagogia e das licenciaturas – e das soluções precárias de contrato docente e administrativo, que não respondem às necessidades de qualidade requeridas pela formação inicial e continuada, nem tampouco ao que consideramos como condições
mínimas para o trabalho docente.

• Fortalecimento de parcerias e de relações com os órgãos executivos (sub-reitorias) e com os diferentes setores da Universidade (Dinfo, Rede Sirius, Prefeitura, entre outros).

• Manutenção e consolidação do papel do Conselho Departamental como instância
colegiada de decisões, atuando de forma consultiva e deliberativa.

• Ampliação de ações efetivas que consolidem políticas inclusivas de valorização
da diferença.

• Ampliação da participação de docentes, servidores e estudantes na representação de conselhos e demais comissões da UERJ.

• Estruturação de um colegiado de graduação, integrado pelos coordenadores
dos três cursos, coordenações de monografia, de estágios supervisionados, de
pesquisa e práticas pedagógicas sob a presidência da vice-direção da Unidade,
para ampliar o diálogo com os departamentos com vista a revitalizar a concepção e a prática curricular dos cursos.
 • Realização de reuniões periódicas das coordenações dos cursos de pós-graduação que ocupam espaços no 12º andar com vistas a uma melhor utilização dos espaços tempos da EDU e à possibilidade de atividades conjuntas para articulações multidisciplinares.

• Ampliação de canais de diálogo entre núcleos e laboratórios de estudo existentes para fortalecimento e estímulo à criação de novos, assim como para estreitar o diálogo com a extensão.

• Ampliação da ação da Coordenação de Extensão que atue na gestão de projetos, integrando-os às linhas de pesquisa desenvolvidas na pós-graduação, nos núcleos e laboratórios, e às demandas da sociedade, articulando a comunidade acadêmica da EDU com órgãos públicos de gestão, ONGs e comunidades externas.

• Consolidação e aprimoramento da pós-graduação lato sensu na EDU com ampliação de seus cursos de caráter público.

• Criação de um canal próprio e permanente de escuta para os diferentes atores
sociais que demandam a participação da EDU.

• Promover a economia de recursos naturais, a redução de impactos socioambientais
negativos gerados pela atividade pública e a redução de gastos institucionais
por meio da implementação de estratégias de construção de uma nova cultura
institucional que envolva professores, servidores técnico-administrativos e estudantes, com vistas a inserir critérios socioambientais sustentáveis nas atividades universitárias, via adoção de uma agenda ambiental na administração
pública (A³P).

Quanto ao projeto pedagógico

• Promoção de imediata avaliação diagnóstica das práticas desenvolvidas nos
atuais cursos em desenvolvimento, por meio de grupo de trabalho para isso designado, envolvendo discentes e profissionais ligados à graduação, com vista a
mapear, no primeiro semestre de 2012, as principais questões a serem enfrentadas na revisão permanente  do projeto político-pedagógico da Faculdade de
Educação.

• Sistematização e apresentação, no início do segundo semestre de 2012, dos
resultados da avaliação diagnóstica, organizando um planejamento de ações de
curta, média e longa duração para o mandato, de modo a delinear metas integradas e específicas, efetivando a qualidade das relações entre graduação e pós-graduação, entre ensino, pesquisa e extensão.

• Atualização, por grupo de trabalho representativo das áreas de formação e nos
termos do projeto político-pedagógico do novo curso, do documento Concepções, procedimentos e normas de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia, com vista a atender às exigências da formação, entre as quais um bacharelado em caráter experimental.

• Desenvolvimento de projetos e atividades que confiram visibilidade à competência profissional e de pesquisa existente na EDU, favorecendo novas formas de ensino-aprendizagem e de formação.

• Estabelecimento anual de plano de ação para o ensino, a pesquisa e a extensão
da Unidade, promovendo um pensar coletivo sobre as principais ações a serem
realizadas pela direção e colegiados, com vista a defender condições e interesses fixados, atendendo às metas de curto, médio e longo prazo do projeto político-pedagógico da Faculdade.

Quanto ao projeto de recuperação, melhoria e qualificação da EDU

• Balanço dos recursos financeiros e materiais disponíveis, com base na prestação de contas da gestão que se encerra, com projeção de  recursos para os próximos quatro anos.

• Definição coletiva de prioridades para a continuidade de obras de recuperação física e manutenção da unidade, detalhando formas de investimento para a
melhor  ambientação  e  condições  de  trabalho,  preservação  e  melhoria  da
infraestrutura – salas de aula, equipamentos elétricos e de refrigeração, banheiros.

• Aprimoramento dos setores administrativos, redefinindo atribuições e estabelecendo fluxos da informação produzida nessas instâncias.

• Continuidade das ações de cadastro e patrimonialização de bens da EDU, mantendo atualizados os registros e tombamentos.

Quanto às relações institucionais, pessoais e profissionais

Professores

• Fortalecimento de espaços de reunião e de socialização de informações entre
professores, e revitalização dos usos da sala de departamentos, inclusive como
sala dos professores.

• Ampliação da integração entre professores efetivos e substitutos por meio de
encontros, seminários e demais fóruns acadêmicos.

• Continuidade da política de estímulo ao ensino, à pesquisa e à extensão, promovendo fóruns de discussão e de divulgação de resultados relativos ao trabalho realizado.

• Implantação do sistema rotativo de coordenação de eventos para a organização
de espaços de produção cultural, de modo a articular a produção de conhecimento e de cultura no âmbito da EDU com espaços externos à Faculdade.

• Continuidade da política de estímulo à representatividade dos professores junto às instâncias deliberativas da EDU, da Universidade e da sociedade.

Estudantes

• Continuidade da política de garantia de espaços de reunião, de informação e
de socialização entre os estudantes.

• Intensificação da integração entre estudantes da graduação, das licenciaturas
e da pós-graduação, por meio de encontros, seminários e demais fóruns acadêmicos.

• Continuidade do estímulo ao estudo, à pesquisa, à participação em congressos e
seminários, de modo a fortalecer o reconhecimento da EDU como lócus de excelência na produção de conhecimento.

• Intensificação orgânica de ações junto à  Reitoria e à SR1 para a definição
clara de política de auxílio a estudantes de graduação para participar de eventos acadêmicos, inclusive fora do Estado.

• Formação de estudantes para exercerem a docência com qualidade, disseminando informações que possibilitem inserção destacada em escolas públicas e
particulares na realização dos estágios nos diferentes níveis e modalidades de
ensino, assim como na atuação como pedagogos em diferentes espaços sociais e
educativos.

• Continuidade da promoção e divulgação para a universidade e redes escolares
e sociais em apoio à SEMIC e UERJ SEM MUROS e MOSTRA DE EXTENSÃO,
assim como de seminários internos como a SEMANA DA GRADUAÇÃO, Semana
Paulo Freire (organizada pelo CA) e outros, articulando a produção na EDU com
os demais fóruns de produção de conhecimento no âmbito da Universidade e da
sociedade.

• Manutenção da política de estímulo ao fortalecimento do CA como instância
representativa dos estudantes junto aos demais segmentos da EDU.

• Estímulo a uma participação mais intensa dos estudantes na representação dos
departamentos, bem como no Conselho Departamental.

• Continuidade da política de disseminação de informações para os estudantes,
no que diz respeito a questões administrativas, de  ensino e de pesquisa, de
modo a garantir visibilidade ao que ocorre no âmbito da EDU.
Servidores técnico-administrativos

• Estímulo à participação em questões relativas à EDU e à disseminação de informações no âmbito acadêmico e administrativo, de modo a favorecer o fluxo de
informações que contribua para o efetivo suporte à vida acadêmica de professores e estudantes.

• Fortalecimento da autonomia dos servidores em espaços de trabalho, estimulando e valorizando soluções e procedimentos que possam contribuir para a melhoria
dos serviços que prestam em suporte à vida acadêmica e administrativa da Unidade.

• Continuidade na política de fortalecimento da representatividade dos servidores junto às instâncias deliberativas da EDU e da Universidade, de modo a dar
visibilidade às questões do âmbito acadêmico-administrativo.

• Estímulo e promoção à formação de servidores em serviço, da graduação e da
pós-graduação, a fim de oferecer condições para exercerem suas funções com
maior segurança e dignidade.

• Aprimoramento da organização e disseminação de informações administrativas,
de modo a dar visibilidade ao rigoroso trabalho dos servidores.

• Garantia de espaços de reunião, de informação e de socialização entre servidores.









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