quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Apresentação:

ROSANA GLAT
Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atua na Faculdade de Educação  desde  1989.  Ao  longo  destes  mais  de  20 anos,  assumiu  vários  cargos  administrativos  e exerceu  mandatos  eletivos  em  órgãos  colegiados da  universidade e  do  sistema  público de  ensino.

Possui  doutorado  em  psicologia  social  pela Fundação Getúlio Vargas-RJ (1988), mestrado em psicologia com ênfase em deficiência mental pela Northeastern University de Boston (1978)  e graduação em psicologia pela University of the Pacific da Califórnia (1976). Seus principais temas de investigação  incluem  educação  especial,  educação inclusiva, políticas públicas educacionais para alunos  com  necessidades  especiais,  práticas  educativas,  formação  de  professores,  deficiência  intelectual,  transtornos globais  do desenvolvimento e questões psicossociais, o que  se  expressa  em  vasta publicação.

No  âmbito  da  Faculdade de Educação, foi diretora  (2000-2004),  período no qual  se iniciou a publicação da revista  TEIAS  e  se conquistou  a  aprovação  do curso de doutorado, uma antiga aspiração do corpo docente e discente.  Tem destacada atuação na pós-graduação, onde contribuiu de  modo decisivo  para a conquista  da  excelência  do  ProPEd:  coordenado-ra  (1992-1993,  1998-1999,  2006-2007)  e  vice-coordenadora  (1996-1997,  2008-2009).  Além disso,  foi  também:  coordenadora  do  Núcleo  de Educação Inclusiva (2005), coordenadora do Programa  de  Extensão  da  Faculdade  de  Educação (2010), e coordenadora do  Curso de Especialização  em  Educação  Especial  (2011),  entre  outras.

Integrou  o  Conselho  Universitário  (2008-2010) e o Conselho Municipal  de Educação  do Rio de  Janeiro  (2002-2008)  e,  atualmente,  é  coordenadora  acadêmica  do  Programa  de  Iniciação Científica - PIBIC da UERJ, consultora da Fede-ração Nacional das APAES e membro do Conselho Superior  da  FAETEC.

Com  esta  trajetória  profissional  marcada pelo compromisso com a educação e com o respeito  às  diferenças,  se candidata  à  direção  da  Faculdade de Educação para liderar um projeto político-acadêmico  alicerçado  no  diálogo,  capaz  de contribuir para o atendimento das demandas educacionais  do  país  e  da  sociedade  fluminense  em particular.


ROSANA OLIVEIRA
Professora  adjunta  da  Faculdade  de  Educação  da  Universidade  do  Estado  do  Rio  de  Janeiro  desde  2004, trouxe para  o curso  de pedagogia  sua  larga  experiência  na  rede  pública  de ensino,  especialmente  nos  municípios  do  Rio  de Janeiro, Duque de Caxias e Angra dos Reis.

Doutora em educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), com estágio de doutorado na Universidade do Porto (2008), mestre  em  educação  matemática  pela  Universidade Santa  Úrsula  (1997) e licenciada  em matemática pela  Universidade  Federal  Fluminense  (1989), tem-se  dedicado  à  educação  matemática,  particularmente à política curricular e aos laboratórios de ensino da  área.

Sua atuação profissional ultrapassou a sala de aula. Exerceu cargos na Secretaria  Municipal  de Educação  de  Angra  dos Reis,  especialmente  o  de coordenadora  pedagógica da rede municipal de Angra dos  Reis  ( 2001- 2002  e 2010-2011),  coordenadora do pólo CEDERJ Angra dos Rei s  ( 2004 - 2008 )   e  de subgerente  de  Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Educação de Angra  dos Reis  (2003).

Atualmente, é coordenadora do curso de licenciatura em pedagogia à distância da Universidade  do  Estado  do  Rio  de  Janeiro  (UERJ/CEDERJ),  se  destacando  por  seu  empenho  por transformar e solidificar a  educação à distância envolvendo  professores,  servidores  técnico administrativos e estudantes de toda a unidade acadêmica e assegurando a sua integração com as demais  licenciaturas de  modo  a garantir  equivalência  com  os  cursos  presenciais.

É candidata à vice-direção da Faculdade de Educação  por  acreditar  na  necessidade  de  dar continuidade a um projeto coletivo que tem apostado no diálogo e na necessidade de investir numa formação  acadêmica  atenta  às  exigências  de  um mundo em  mudança.

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